sexta-feira, 19 de junho de 2009

Gênero: Editorial


Os editoriais são textos de um jornal em que o conteúdo expressa a opinião da empresa, da direção ou da equipe de redação, sem a obrigação de ter alguma imparcialidade ou objetividade. Geralmente, grandes jornais reservam um espaço predeterminado para os editoriais em duas ou mais colunas logo nas primeiras páginas internas.profissional da redação encarregado de redigir os editoriais é chamado de editorialista.As charges, caricaturas e ilustrações editoriais são um meio visual e extremamente eloqüente de expressar opiniões, geralmente por meio de técnicas de humor. No Brasil, jornais como O Globo trazem charges em destaque na primeira página (atualmente executadas por Chico Caruso)(http://pt.wikipedia.org) Veja o exemplo:

Editorial
Fundo para o clima

A rápida visita do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, foi compensada pelo anúncio da constituição de um Fundo para o Clima, a ser alimentado com a destinação de 10% dos ´royalties´ do petróleo e com aplicação de 50% destinada ao semi-árido. Dessa forma, as questões ambientais teriam contrapartida financeira anual de R$ 450 milhões.

O ministro demonstrou entusiasmo com os projetos locais de energia eólica, reconhecendo o Ceará como o principal Estado a produzir energia limpa nos próximos anos. O seu potencial encontra-se estimado em 500 megawatts. Mas as condições potenciais para a exploração da energia gerada pelos ventos são muito mais amplas.

O ministro veio prepararar a realização, em agosto do próximo ano, no Ceará, da II Conferência Internacional sobre Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semi-Áridas (ICID+18). O evento não poderia dispor de melhor espaço para sediá-lo, pois o Ceará tem 93% de seu território encravados no semi-árido, constituindo, desse modo, um amplo laboratório natural para pesquisas ambientais, especialmente sobre o clima (...)
fonte:DN 19/06/2009)

Um comentário:

  1. Como eu odeio redações, como eu odeio ESCOLA

    ResponderExcluir